Menu

Ocitocina e solidariedade

19/07/2024 - Comunicação NCD

A solidariedade fortalece os laços sociais e traz efeitos positivos para a saúde mental e física. Isso porque as boas ações liberam ocitocina no nosso corpo, hormônio da felicidade que regula a expressão das emoções, diminuindo a sensação de estresse ou medo e melhorando o humor. Os relatórios científicos e estudos como a “Teoria do interesse próprio empático” de Daniel Baston comprovam que a solidariedade traz propósito e significado na vida ativando o bem-estar. 




A sensação de realizar algo que beneficia a vida dos seres humanos é uma fonte de ocitocina. Praticar um ato de generosidade indica para o cérebro que existe uma relação de confiança. É quase uma analogia que indica uma carta verde para a produção do hormônio. A palavra solidariedade é de origem francesa e significa responsabilidade recíproca.  É um sentimento de uma ação que quando praticada regularmente contribui para a produção dos hormônios para a felicidade como a serotonina, a dopamina e as endorfinas. Fazer o bem ao próximo reduz o estresse, melhora na saúde cardiovascular e aumenta a resiliência psicológica.




Batson, inclusive, propôs que as pessoas podem ser motivadas a agir de forma altruística. Quando se colocam no lugar dos outros tem a possibilidade de experimentarem emocionalmente as necessidades e sentimentos das pessoas que precisam de apoio. Assim, praticar a solidariedade é aumentar as chances de trocas que fazem bem ao “doador” e a quem recebe o cuidado. Linhas de pesquisa que traduzem e revelam a compreensão da psicologia sobre a essência da solidariedade e do comportamento humano.  Então, vamos juntos elevar os níveis de harmônio para ajudar uma geração a construir os degraus do conhecimento mudando e contribuir para mudar a realidade da capacidade de leitura das crianças e adolescentes? O NCD Solidário tem a missão de arrecadar e doar livros e material escolar para dez entidades que atendem crianças e adolescentes em vulnerabilidade social em Santa Catarina. 



A proposta da ação é trazer para a rotina das crianças e adolescentes o hábito da leitura e contribuir para reduzir os dados do país que ocupa a 39ª posição entre 43 países no exame que mede habilidades de leitura. Os índices são Progress in International Reading Literacy Study) que avalia a capacidade de leitura de alunos do 4º ano do ensino fundamental e revelam também um problema maior do país que é a desigualdade entre os estudantes. Por isso, a ação do NCD Solidário prevê a arrecadação de livros infanto-juvenis que podem ser doados nas mais de 200 lojas associadas em todo estado. O período para a doação é até dia 10 de agosto e após esse período serão realizadas rodas de leitura com escritores regionais na Associação Beneficente Nossa Casa em Criciúma e na Combemtu em Tubarão. No Lar da Criança e do Adolescente de Balneário Camboriú e no programa Bem-Estar da Família da Secretaria de Desenvolvimento Social de Balneário Camboriú também acontece a ação. A nossa missão também beneficiará as crianças e adolescentes atendidos no Programa Viver Ações Sociais de Chapecó, na Associação Casa São José de Florianópolis, no Instituto Social Biss de Blumenau e a Obra Kolping Estadual de Santa Catarina em Rio do Sul. No Norte do estado o NCD Solidário chega à Casa Lar de Joinville e o CEU mestre Manequinha de Jaraguá do Sul. 



“A doação dos livros traz o cuidado do NCD com o próximo que é um princípio que deve sempre nos inspirar e motivar. Nós queremos construir um mundo melhor apoiando o hábito de leitura”, conta Joselene Mendes, presidente do NCD. No entanto, o NCD Solidário vai além da leitura. No Brasil, 54,5% da população do Brasil com 25 anos ou mais tem o ensino básico completo –ou seja, concluiu pelo menos até o ensino médio. A erradicação da escola na população mais vulnerável também é um dado preocupante no Brasil e também para estimular a continuidade dos estudos o NCD Solidário contempla a doação de material escolar para as entidades beneficiadas com a ação. Essa etapa da campanha acontecerá em setembro e outubro com a participação efetiva das lojas associadas ao NCD e a entrega dos kits será em dezembro. É assim que o NCD acreditando que a solidariedade pode transformar vidas, potencializando o acesso à educação.

 


Comentários